dimanche, août 14, 2005

(das antigas - 13/06/06) sobre copa do mundo.

nem natal, nem aniversário de parente distante, nenhum outro evento consegue ser mais hipócrita do que a Copa do Mundo. são casas, ruas, estabelecimentos, pessoas, carros, tudo fantasiado de brasileiro, chega a parecer carnaval, com suas bandeirinhas penduradas, simbolos e pinturas de verde e amarelo por ai, como se fossemos patriotas.

PATRIOTAS, nós? alguem aqui bate no peito e fala "EU AMO O BRASIL" sem ser em época de copa do mundo? alguem aqui valoriza algum produto nacional que não seja o nosso futebol melhor do mundo (que nem é mais tão nosso assim, ve-se isso pela própria seleção brasileira, composta basicamente por jogadores de times europeus: a matéria prima é nossa, mas a técnica é toda deles.) ou nosso carnaval melhor do mundo? na hora de comprar qualquer coisa todo mundo sempre pensa: o que vem de fora tem sempre mais qualidade.alguem aqui pinta a cara, vai pra rua pra torcer por coisas que REALMENTE influencie em nossas vidas? vai pra rua lutar pelos seus direitos, pelos seus ideais?a maioria aqui mal sabe cantar o hino nacional.isso, com certeza, NÃO É PATRIOTISMO.

eu, ana paula, particularmente ADORO futebol (embora não entenda muito sobre), mas ainda assim acho um absurdo o fato de um jogador ganhar mais em 1 mês do que um médico ou um professor durante sua vida inteira de trabalho.financeiramente falando, uma copa do mundo acabaria com a fome e a miséria de muita gente, se o dinheiro fosse investido em coisa séria.e se o jogador passasse a ganhar o que ganha um professor ou um médico (e esses passassem a ganhar um salário digno de Ronaldinho) garanto que haveria orgulho em salvar vidas e o amor pelo jogo de futebol (por aqueles que AMAM MESMO o futebol) continuaria o mesmo. (porque - outro ponto a ser lembrado - mais da metade desse povo todo que hoje não foi trabalhar ou estudar para beber o dia inteiro e "torcer" pela seleção, não entende absolutamente NADA de futebol, talvez nem tenham um time, talvez nem torceriam se a seleção Brasileira não tivesse o histórico que tem em copas do mundo, e talvez nem saibam o significado a palavra HEXA) outro absurdo também é o fato do Brasil literalmente PARAR para ver a copa: das 16 às 18 NADA abre, nada funciona, a não ser os bares que vão passar o jogo - e estes sim, vão lucrar muito com a copa.e o que a mídia faz com a copa.. eu fico indignada, de verdade. coisa séria que merece toda a atenção e imparcialidade é visto como piada, e copa do mundo é visto como um acontecimento mais importante do que eleição para a presidencia da republica (que, pra quem não sabe, é daqui a 5 meses). odeio comparações, mas já comparando com um pais desenvolvido, vê se nos Estados Unidos é assim? mesmo com toda a lavagem cerebral que os meios de comunicação fazem lá, eles sim são PATRIOTAS, daqueles que vestem a camisa do país não só nas olimpíadas ou em copa do mundo.


e, se por um acaso, o Brasil perde um jogo, ou pior, perde a copa, o que será da vida e da auto-estima dos pseudo-brasileiros???nossa, fico até triste de pensar nisso! huiheouihapobre seleção, que de herói vira bandido em questão de minutos.e voltamos a uma rotina triste e mediocre de trabalho, de opressão, enfim, de brasileiro.

a cada gol que o brasil fizer, ou que perder, pensem nisso, no que realmente importa.é uma festa linda, com certeza, mas não é isso que te entitula brasileiro. AMOR À PATRIA, amor à nossa gente, (que, embora corrupta, é uma gente de muita boa fé) é muito mais que isso.sejam BRASILEIROS de verdade, até depois que a copa acabar (ou pelo menos tentem aprender a cantar o hino).


Aucun commentaire: