jeudi, mars 27, 2008

"e vamos ver se no ano de 2008 você terá tempo de sentir saudades"

Tem nem dois minutos que Zeca Camargo terminou o ultimo "Fantástico" do ano de 2007 com essa frase.

Eu tinha prometido pra mim mesma que, ao invés de fazer pirraça contra as resoluções de ano novo, este ano eu não faria é a retrospectiva. Mas ao ouvir essa frase, não tive como não pensar em tudo que passei neste ano que passou.

Não falemos mais de passado, não quero nem me esforçar pra falar deste ano que se foi, mas se eu pudesse escolher uma palavra pra sintetizar tudo, eu diria "Saudade". Este é o resumo do ano.

2007 não foi um ano do qual eu sentiria saudade, foi o ano da saudade. Amigos, amores, entes queridos, hábitos, momentos, tive que dizer muito "Adeus". "Adeuses" molhados de lágrimas, cobertos de emoção, de amor ou raiva. Foi tanto "Adeus" que mal tive tempo de dar "bom dia" às coisas novas. Foram tantas perdas que cheguei até a esquecer a minha tão confortável consciencia do efêmero, como se eu tivesse tomado um porre e acordasse no dia seguinte com a memória vazia, e um peso enorme na cabeça.

Serviu pra olhar pra dentro, arrumar a casa, colocar pingos nos is e as coisas no lugar. Ainda assim, doeu (e muito) ter que passar por esse ano. Foi a dor do crescimento. Entendi que não tenho mais 15, nem 14 anos, e também estou muito longe dos 60. No ano da saudade, perdi um tantinho de tudo. Perdi desde a minha tia até meu celular. Perdi melhores amigas, bons amantes, perdi a hora, a cabeça e a razão.

Mas, passado a ressaca, parece que meu ano novo já começou. Sei lá, mas acho que foi bom. Aumentei minha fé e minha esperança, me tornei mais paciente, menos tolerante com coisas que eu não deveria ser jamais tolerante, e aprendi, além de gostar mais de mim, a gostar mais das pessoas que gostam de mim de verdade. Usei aquela saudade acumulada nestes ultimos 365 dias como gasolina para os próximos, e para relembrar que tudo na vida passa, e não dá pra, no meio desse vai-e-vem enjoativo, pedir pro barco parar. Não falemos mais de passado. O hoje é muito mais interessante e válido. Fecho mais um capítulo assim: as lições de vida ficam comigo, o resto fica pra trás, e prefiro nem lembrar mais.

E vamos ver se no ano de 2008 eu terei tempo de sentir saudades.

Quanto ao fim da CPMF, ao Pan 2007, o IPCC ou o São Paulo campeão, é, eu lembro, foi em 2007.

Aucun commentaire: