samedi, septembre 30, 2006

verás que um filho teu NÃO foge a luta.

Me lembro que no começo do ano eu tinha escrito um texto que falava bastante a respeito do patriotismo.
Na copa do mundo - antes de perder, né - todo mundo tinha "ORGULHO" de vestir aquela camisa verde e amarela e batia com toda convicção no peito: "sou brasileiro". mas copa do mundo não é nada comparado ao evento de amanha. me dá até arrepios pensar nisso.
VOCÊS TEM NOÇÃO DO QUE SIGNIFICA O DIA AMANHA?
é o maior exercício da DEMOCRACIA (ui, sente o peso da palavra: DEMOCRACIA!) o poder de escolher seus próprios governantes.e me faz triste saber que tem muita gente que não dá valor a isso.

Nosso povo tem a velha tendencia ao esquecimento: aqui se faz, depois se esquece. pra tentar ver a importancia de poder votar, basta lembrar que recentemente estavamos sob regime de uma DITADURA MILITAR, onde não havia liberdade nenhuma pra falar ou opinar. escolher diretamente nossos representantes? NEM PENSAR! tem noção de quantas pessoas morreram no sonho das eleições diretas, de ter esse direito que amanhã nós estamos supostos a exercer? não existe numeros exatos, mas supõe-se que foram centenas, ou talvez milhares de pessoas torturadas, assassinadas, famílias inteiras que não sabem nem mesmo como que perderam seus pais, seus irmãos, seus filhos. tudo por causa de um ideal.
e amanhã é a realização do que eles tanto sonharam. a gente tem o poder de escolha, a maior das dadivas de Deus, o Livre arbítrio. pela 5° vez depois do fim da ditadura (se eu não me engano) que podemos escolher o futuro do nosso país. ter orgulho de poder votar, poder escolher.. sim, isso é patriotismo.

Porém, esse livre arbítrio também implica o direito de escolher anular o voto.
tudo bem, você amigo que estiver lendo, pode pensar que só tenha políticos de merda, que isso tudo é uma putaria, uma sacanagem, uma roubalheira, whatever.
não discordo de você, não senhor. tem muita gente sacana envolvida em política, por isso a aversão que a sociedade cria. politicagem é realmente algo muito frio, calculado, 'maquiavélico' (quem ler "o príncipe", de maquiavel, fecha o livro com uma indignação.. dá raiva, mas o pior é que é a pura realidade), mas nem é só deles que é feito um partido. tem gente MUITO boa tanto no partido mais esquerdista quanto o da extrema direita (detesto ter que admitir, mas é verdade) - e se vocês se baseassem em outra coisa sem ser jornal nacional, talvez saberiam disso - e existem propostas MUITO boas em ambas as partes. LÓGICO, não posso deixar de dizer que também, em todos os partidos, tem cada figura... chega a ser hilariante!

mas isso são coisas da sociedade.. no seu grupo, na sua igreja, na sua escola, na sua faculdade, no seu trabalho vão ter pessoas e pessoas, ora! Aquele nerd maravilhoso e aquele mauricinho escroto. aquela quietinha puta, e aquela dadinha santa. a vida é assim, não só a política.
mas a gente reconhece de longe os LÍDERES (tenho certeza que tem alguem no seu círculo de convivencia que tem essa caracteristica). na política é exatamente igual. mas é tudo questão de pesquisa.assistir aos debates, às propagandas políticas, ler as cartilhas que entregam nas ruas, procurar saber o passado histórico do candidato, TER UM IDEAL, e acreditar num futuro melhor para que você possa depositar um voto de CONFIANÇA em um cara que vai te representar nos próximos 4 anos.

como você vai saber isso? FISCALIZANDO! questionando o que tem feito. como fazer isso? sites, comícios, prestação de contas.. isso é a coisa mais fácil do mundo, só que ninguém tem o habito.mas anular o voto, é anular a si mesmo.

Não exercer o seu direito, deixar de participar, deixar de ser patriota, fingir não ser brasileiro.o que é isso? vergonha?ACORDA CARA!

por exemplo, esse esquema de mensalão ai, SEMPRE EXISTIU com nomes diferentes.
caso vocês tenham se esquecido da era que o país foi vendido pras empresas privadas, quem mais lucrou com isso? PESSOAS DO PRÓPRIO GOVERNO FHC (PSDB). quem mais perdeu com isso? todos nós, população de simples mortais. só que naquela época não convinha - no popular - jogar a merda no ventilador.
isso? esquema de mídia.

mídia.. outro assunto que dá pano pra manga.
pra quem, como eu, não acredita mais em papai noel, coelhinho da pascoa e cia, não deveriam também acreditar em TUDO que é mostrado na televisão (isso inclui jornal, rádio, revistas, INTERNET). é só pensar um pouquinho e peneirar informação. a mídia, especialmente a rede globo de comunicação, é o maior aparelho transmitor de ideologia que existe, manipulador, e um dos MAIORES BENEFICIADOS com a vitória ou a derrota de uns ou outros. Rola MUITO dinheiro nisso tudo.
saber separar o joio do trigo. informação pura, pra informação ideológica. infelizmente nem todo mundo tem esse discernimento.

e gente corrupta, caros amigos, tem em lugares mais perto de você do que a camara dos deputados, talvez até dentro de casa. não que devessemos nos acostumas com isso, mas saber lhe dar. aposto que até você já foi corrompido alguma vez na sua vida, aquele dia que pegou dinheiro na carteira do seu pai o do cofrinho do seu irmão, falou que o livro custava 50, e na verdade era menos de 10, o passeio pro sítio X que você pegou o dinheiro e nunca foi. mamãe nunca te ensinou que isso é feio?
não devemos nos acostumar nunca, pelo contrário, devemos é lutar contra isso: PUNIÇÃO! JUSTIÇA! e sim, gente, isso existe porra!
(isso não vem ao caso agora, porque eu já dei voltas e voltas e nada de uma boa conclusão.)

a questão é que há muito mais entre nós, brava gente brasileira e o palácio do planalto, do que julga nossa vã filosofia. (filosofia não, do que julga nossa FALTA de filosofia. falácia)
tem muita merda rolando por ai? tem sim.
e amanhã é o dia que NÓS PODEMOS virar o jogo.
ser rebeldezinho deixando de votar é infantil, e pior que isso, não resolve nada.
há muitos outros meios que estão ao alcançe dos nossos dedos que não se resume a um dia só e a um barulhinho insuportavel.
a gente pode, e pode muito, graças a democracia.
o que falta é ATITUDE, coinsciencia dessa sociedade em que vivemos e um pouquinho de esperança.
torço pra que alguns de vocês façam a coisa certa amanhã, e queiram tanto quanto eu um país melhor.
porque, isso sim, é patriotismo.




"patria AMADA Brasil".

2 commentaires:

Anonyme a dit…

concordo com tudo o q vc falo..
so acho que enquanto ñ tiver uma revolução o pais naum muda!
tah tudo errado! tein q ter uma mudança drástica.. e naum eh votando no menos pior que isso vai se resolver.. e sim dando poder ao povo e o povo descobrindo o seu podre..


marrih

Anonyme a dit…

Aninha.

Linda maravilhoso o que voc~e escrveu sinto orgulho de ser seu veterano hehehehe.

sério, se todas as pessoas nesse Brasil tivessem o mesmo pensamento, não teria que concordar que o povo brasileiro NÃO SABE viver numa democracia.

Infelizmente, mas um dia chegaremos lá.

Viva a Democracia, e Brasilllllll.

Boa osrte hoje na hora de apertar os botoes na urna.