vendredi, septembre 08, 2006

a parte mais afiada do corpo

do ser humano é a lingua.

instrumento maravilhoso que Deus criou (quase) com toda a perfeição: músculo que serve para ajudar na mastigação dos alimentos, para sentir o sabor, para distribuir a saliva por toda a região da boca inclusive para lubrificar os lábios, para a comunicação, para relacionamentos, para beijar.. (e por ai vai de acordo com a imaginação de cada um quantas mil coisas a mais é possivel fazer com a língua).

mas tem gente que a usa como arma (que não machuca o corpo, mas que fere a alma). respostas rápidas e palavras ásperas, grosseiras. Além disso, as piores funções que a lingua pode ter, na minha opinião, são a demagogia, a falácia, e a hipocrisia (ui, dá até arrepios). Lógico, a pobrezinha não tem culpa, é apenas instrumento, e não é perfeita. Se fosse, ao detectar as palavras que o cerebro está processando, se estiver em alguma dessas tres situações, a lingua endureceria e incharia, evitando que pessoas se machuquem (quem dera se ela fosse assim, né). Mas, perfeita, nem ela é.

tem gente que fala, fala, fala, e não sabe o que diz.
tem gente que fala, fala, fala, e age completamente o contrário do que disse acreditar.
tem gente que fala, fala, fala, e fala por trás. mas age como mudo na frente de todos.
tem gente que fala, fala, fala da vida alheia.

tudo isso dói. corrói por dentro como um veneno (tanto na vitima quanto no agressor). por isso, cuidado ao falar: a sua lingua (nem ninguém) merece passar por isso.

Aucun commentaire: