mardi, novembre 14, 2006

A vida hoje, pra hoje (e pra agora, de preferência).

Pode ser coisa da idade ou vai ser assim pra sempre, mas o certo é que queremos que as coisas simplesmente aconteçam quando, como, e onde queremos. Esse anseio pela vida imediata pode causar sérios problemas no futuro. Depois, quando paramos pra pensar, vem aquele “eu podia ter esperado mais”, “eu tinha que ter dado tempo ao tempo”, coisas do tipo.

Queremos que as coisas aconteçam tão rápido que as forçamos a nascerem prematuras. Além de virem com defeito, elas também passam rapidinho. Aí, o momento pelo qual tanto se esperou ou se desejou já foi num piscar de olhos, e quase ninguém viu.

TEMPO é uma coisa difícil de ser compreendida, explicada, ou de se aceitar, porém tudo depende mais dele do que da nossa vontade.

Eu, particularmente, não vou muito com sua cara não, mas já tinha que ter aprendido a conviver com ele. Para mim o tempo não passa, o tempo não volta, e aquele tempo não sai da minha cabeça. Nessas horas, esquecemos do fato que fomos nós quem inventamos o tempo, ele simplesmente não existe (é verdade, boba!) e mesmo sabendo disso, teimamos em conta-lo.

Pelo fato dele não existir é que se torna impossível impor um padrão entre as pessoas e o tempo: em 5 semanas você emagrece, em 4 anos aprende francês, em 30 minutos seu cabelo está colorido, não do mais de 3 meses pra vocês voltarem, ou relaxa, daqui a pouco você esquece (quando é daqui a pouco?).

Renato Russo tinha toda razão ao dizer que “temos nosso próprio tempo”. Temos sim, e ele é bem subjetivo, incerto, e sábio. Precisa de uma boa inspirada, daquelas de encher os pulmões, engolir aquela fala maldita que sairia bem rapidinho pra não dar tempo de voltar atrás, nem tempo para ser tarde demais, e deixar ele agir. Paciência... (essa palavra soa estranho, e até bonito para quem nao a tem – não, eu nao tenho, acho ela linda. Quero concluir o ensino superior em 6 meses, e trazer a pessoa amada de volta em 3 dias)

O tempo é mano velho, temos todo o tempo do mundo e mesmo assim não temos tempo a perder, não temos mais o tempo que passou. E o tempo ao tempo? Até mesmo ele precisa disso. E nós? Só precisamos esperar. Esperar para viver, esperar para morrer, esperar para ver as coisas acontecerem, mesmo quando a iniciativa é nossa. Resultados só saem com o tempo, o bebê só nasce depois de 9 meses, e uma arvore demora para crescer e pra dar os frutos ou flores mais bonitas já vistos. Hoje só podemos investir (pesado) no futuro, mas com a cabeça no presente, e por favor – digo eu para mim mesma – pare de querer tudo para agora, que você vai acabar tendo um montão de rugas, de tanto pensar em antecipar as coisas. E olha que essas daí, nem o tempo tira, hein...


- -
é, pelo jeito tenho muito o que aprender comigo mesma.. (vem cá, vamos conversar. é faça o que eu digo, mas não faça o que faço. pelo menos como mau exemplo to servindo! huiahe)

Aucun commentaire: