lundi, mai 19, 2008

"O solitário não é solidão".

Me soa tão estranho beber cerveja em algo que não seja uma tulipa ou um copo americano... pra mim, chega a ser mais estranho que estar sozinha num bar, na companhia apenas de um livro.

O barulho das conversas paralelas não me incomoda. À minha volta, pessoas desconhecidas, garçons atenciosos, o jornal passando na tv. A sensação de ser invisível é boa. De não chamar a atenção, de não cobrar um aceno sequer, de não ser ninguém além de mais uma cliente.

Amigo aqui só o moço que me serve a cerveja, que atende prontamente a esse chamado sem querer nada em troca, a não ser o dinheiro pelo consumo e o serviço prestado. Como deveriam ser as amizades e os amores. Assim, despretenciosos, como alguém que entrou no bar apenas para se proteger da chuva e acabou tomando uma cerveja.

Boa conversa tenho sempre. Pessoas de bem, bons amigos e boa companhia não me falta (até porque, se não for assim, não fico nem perto). Sou rodeada por quem quer meu bem, por quem quer que eu seja decente, bem resolvida, boa amiga, boa aluna, boa profissional, boa filha. Por quem precisa dos meus conselhos, dos meus ombros, do meu colo. Por quem quer que eu estude, trabalhe, arrume meu quarto, lave a louça, e esteja sempre sorrindo, sempre com meu bom humor sarcástico e respostas inusitadas na ponta da língua afiada.

E quem quer que eu nunca esteja sozinha, que eu nunca precise ser eu mesma. Enquanto estando só, eu me sinto tão eu e gosto tanto da minha companhia que faço questão de momentos invisíveis como este, onde a única cobrança mesmo são os r$ 2,70 por cada Itaipava.

No bar, sozinha, posso me dar o luxo de conhecer bêbados interessantes e dar papo para estranhos. Cada saída dessa dá é pano pra manga, é linha pro tricô das minhas idéias. E sempre aprendo algo novo. Amo ajudar a quem precisa da minha ajuda, mas eu preciso justamente é de quem não precisa de mim, ser coadjuvante na minha propria história. Estar sozinha não significa jamais ser sozinha.












Notas:
- Mas, cá entre nós, eita Itaipava tá cara né?? Que absurdo! Na minha época, era só R$1,40!
- A grande desvantagem de fazer essas maluquices sozinha, é que não tem ninguém para rachar a conta. Duvido que os bêbados que sempre conheço nessas situações se disponibilizariam a conceder tal feito tão gentil.

Aucun commentaire: