jeudi, août 07, 2008

Herrar é o mano!

Quantas e quantas vezes já me disseram isso, e tantas outras eu já não disse também? Parece uma função fisiológica nossa cometer erros. Eu erro, tu erra, eles eram.. Ops, errei. Tu erras, e não menos que eu. Nada mais humano que cometer enganos.

Quem nunca apostou alto pela opção errada? Marcou c) quando a resposta era a) ? Ou afirmou com toda a convicção do mundo que era com SS, quando na verdade era com Ç? Leu o endereço errado, confundiu os números do telefone, pegou o trajeto mais longo e o onibus que não era pra ter pego?

Que jogador nunca perdeu um pênalti ou errou o passe por ter se adiantado ou se atrasado em questões de milésimos de segundos? Que goleiro nunca frangou? Que cantor nunca errou a letra da própria música?

Quem nunca se deixou levar, quando o vento, repentinamente, resolveu soprar pro lado errado? Quem nunca agiu por impulso e se arrependeu depois? Quem jamais entrou naquele conflito banal 'cabeça x coração' e saiu perdendo no final? Quem nunca acreditou no que não devia, se apoiou no que não devia, foi mais longe do que devia? Quem, alguma vez, não passou da conta, extrapolou, comeu demais, bebeu demais, dormiu demais, perdeu a hora? Julgou errado, se julgou errado? Enganou sem querer, e se enganou também?

Se enganar é normal. Dar passos em falso é mais certo que caminhar em segurança. Desculpe, mas sou humana, passível de erro, imperfeita, com fraquezas e limitações. Me apresente uma só pessoa no mundo que não seja assim, para que ela possa, enfim, me jogar a primeira pedra.

E mesmo que todos errem, me cobram uma postura infalível, numa sociedade onde, erroneamente, não se comete deslizes, onde não se conjuga o verbo no tempo errado, onde nunca erraram numa conta matemática. Eu posso estar errada, mas isso não é vida para mim. Antes um erro sincero que uma verdade forjada - virou um princípio.

Dizem que é errando que se aprende. Que é errando várias vezes que se acerta. E quer saber ao certo? Pra mim, que não aprendo mesmo, tanto faz. O meu certo é o errado, o normal é o anormal, não quero mais me esforçar para acertar. Quanto mais eu me policio para me enquadrar em um perfil certinho, menos vivo sendo eu, na minha condição: humana, com H maiúsculo, mulher latino-americana de sangue bem quente, que se queima nas próprias confusões, mas faz questão de estar sempre vivendo, ainda que isso a remeta ao erro constante. Sou gente, que respira fundo e perde a respiração de vez enquando, aquecida a 36º, oscilante entre "sim" e "não", e não uma constante previsível de estatística desumana.

E herrar não é nada menos que umano.
Ou estou errada?

mardi, août 05, 2008

Eu, o Felipe, e a China.

Se você é uma daquelas pessoas que até se esforçam para estar por dentro de tudo, mas depois de queimar grande parte dos seus neurônios, percebe que são as coisas que, definitivamente, não conseguem entrar na sua cabeça, você está lendo o blog da pessoa certa.

Muito feio uma aspirante a internacionalista confessar isso, mas estou completamente por fora dos jogos olímpicos de Pequim. Quer dizer, até sei uma coisa ou outra, como por exemplo que aquela menina do volei se recuperou do machucado que eu nem sabia que ela teve e vai jogar, que o menino do handball que foi cortado porque fumou maconha, e que o Thiago Silva é dúvida no jogo de depois de amanhã, mas, em geral, não sei de mais nada. E estou tão preocupada com isso quanto em descobrir quem matou o Marcelo em A Favorita (que, por sinal, nem assisto, mas acho interessante).

Eu não sustentaria cinco minutos de conversa com alguém que sabe quantos atletas brasileiros vão participar desta olimpíada. Não porque não gosto, não é isso. Até acho legal, e tal, mas não consigo entender muita coisa que tá acontecendo lá do outro lado do mundo. E olha que lá ta acontecendo coisa pra caramba! Mas, sinceramente, os jogos olímpicos são, dessas coisas a saber, a última que me apetece.

Não, eu não concordo. Preferia que os jogos fossem em qualquer outro lugar no mundo menos hipócrita. Preferia que fossem na Etiópia. E não cabe mais gente na China. Li algumas coisas sobre o cotidiano de lá para um trabalho da faculdade, e soube que há engarrafamento de pedestres nas calçadas, e até mesmo guardas para este tipo de trânsito. Sem falar na poluição. Se eu já fico triste ao ver, da ponte Rio-Niterói, o sol se pondo na núvem cinza de poluição do Rio de Janeiro, imagina não poder enchergar o céu?? Que que eles vão fazer com os dejetos e os restos que sei-lá-quantos mil turistas e atletas do mundo inteiro deixarão por lá? Cada um vai levar o seu pra casa? E aqueles casos de terremoto, furacão, e coisas do gênero, que a pouquíssimo tempo atrás devastaram cidades inteiras? Alguém se lembra disso? Tibet é na China, sabia? E aposto que eles não pararam com os conflitos para assistir à abertura dos jogos, embora a minha televisão não esteja mais mostrando quase nada. A cara de pau dos líderes também é curiosíssima. Como não misturar questões políticas e ideológicas, intrínsecas às diferenças culturais, ainda que o esporte (e a arte, e coisa e tal) seja linguagem universal?

Você sabe? Não, nem eu. Tá tudo muito lindo na televisão, mas na minha opinião, a China não é - e está longe de ser - paraíso de alguma coisa, quiçá dos jogos olímpicos. Talvez eu mude de opinião.

Mas o Felipe (o Machado, aquele cara do blog que eu gosto) está na China. E está vendo as coisas sob um olhar muito interessante. Tem até um blog
http://blog.estadao.com.br/blog/pingpong/ onde ele vem relatando a sua viagem. Para quem não entende nada e também não foi à China (como eu), vale a pena acompanhar!

O Felipe e a China formaram uma dupla e tanto! Acredito que ainda dê muuuito pano pra manga. E o que eu tenho a ver com isso?? Absolutamente nada.










Notas:
- Eu juro que não odeio a China. Muito longe disso. Acho a cultura milenar oriental interessantíssima, vejo tudo com muito fascínio e curiosidade, e como toda boa curiosidade, teria prazer em desvendar mais sobre o assunto. Muitos amigos meus aqui da faculdade vão falar sobre ela na monografia. Mas que não é esse carnaval todo, ah, por favor! Deixa o carnaval aqui com a gente! Em 2016 a gente faz um dígno, garanto.
- Olimpíadas da Etiópia foi péssimo, pegou malzão. =\