VERSOS ÍNTIMOS
Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão — esta pantera —
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
(Augusto dos anjos)
Então.. dando uma de tia de literatura, façamos uma breve análise destes versos tão intimos, que todo mundo lê no ensino médio, mas poucos absorvem pra vida. E, para mim, ele nunca fez tanto sentido quanto agora.
"Vês?! Ninguem assistiu ao formidável/ Enterro de tua ultima quimera".
Foi um ultimo sonho que acabou, sua ultima grande desilusão, e ninguém esteve por perto pra te da apoio enquanto sofrias. Augusto dos Anjos usa um tom meio sarcástico falando como "viu??? eu te avisei!! tá vendo como as pessoas são, sua otária?". E ninguem esteve ao seu lado no formidável fim do seu ultimo sonho.
"Somente a ingratidão - esta pantera -/ foi tua companheira inseparável"!
e que sentimento, além da ingratidão, prevalece nesses momentos? talvez nem a raiva, talvez nem a tristeza, talvez nem a decepção estaria tão presente, e nem te consolaria melhor. gente ingrata.. é exatamente delas que o autor se refere. a vítima? voce.. e a principal culpada? ah, gata.. voce também.
"Acostuma-te à lama que te espera"!
e isso, meu amor, vai sempre acontecer..
"O Homem, que, nesta terra miserável,/ Mora, entre feras, sente inevitável/ Necessidade de também ser fera".
ora.. meio a tanta gente que te ataca, voce aprende com as derrotas a ser cada vez mais fria e feroz, para que outra fera não venha te machucar.
"Toma um fósforo. Acende teu cigarro!/ O beijo, amigo, é a véspera do escarro,/ A mão que afaga é a mesma que apedreja".
relaxa, amigo.. mais um conselho? todo mundo é falso. e ninguém que hoje está aí contigo pouparia esforços pra te fazer sofrer. e é exatamente isso que eu comprovo em tese e prática hoje. o pé atras é quem deve prevalecer. não enfraquecer. ser seu unico e maior amor/amigo que voce possa ter. porque, se voce pensar em esperar afago e conforto dos outros.. prepare-se pro julgamento e apedrejamento daqueles que um dia juraram permanecer do seu lado pra sempre.
"Se a alguém causa inda pena a tua chaga,/ Apedreja essa mão vil que te afaga,/ Escarra nessa boca que te beija!"
mas, ante a todo esse conselho, ponha-se mais esperto: sejas tu quem ataca primeiro. ataque pra se defender. ferir pra não ser ferido. fazer chorar para que tu não precises faze-lo. defenda-se. pois se depender... NINGUÉM irá te defender.