samedi, septembre 30, 2006

verás que um filho teu NÃO foge a luta.

Me lembro que no começo do ano eu tinha escrito um texto que falava bastante a respeito do patriotismo.
Na copa do mundo - antes de perder, né - todo mundo tinha "ORGULHO" de vestir aquela camisa verde e amarela e batia com toda convicção no peito: "sou brasileiro". mas copa do mundo não é nada comparado ao evento de amanha. me dá até arrepios pensar nisso.
VOCÊS TEM NOÇÃO DO QUE SIGNIFICA O DIA AMANHA?
é o maior exercício da DEMOCRACIA (ui, sente o peso da palavra: DEMOCRACIA!) o poder de escolher seus próprios governantes.e me faz triste saber que tem muita gente que não dá valor a isso.

Nosso povo tem a velha tendencia ao esquecimento: aqui se faz, depois se esquece. pra tentar ver a importancia de poder votar, basta lembrar que recentemente estavamos sob regime de uma DITADURA MILITAR, onde não havia liberdade nenhuma pra falar ou opinar. escolher diretamente nossos representantes? NEM PENSAR! tem noção de quantas pessoas morreram no sonho das eleições diretas, de ter esse direito que amanhã nós estamos supostos a exercer? não existe numeros exatos, mas supõe-se que foram centenas, ou talvez milhares de pessoas torturadas, assassinadas, famílias inteiras que não sabem nem mesmo como que perderam seus pais, seus irmãos, seus filhos. tudo por causa de um ideal.
e amanhã é a realização do que eles tanto sonharam. a gente tem o poder de escolha, a maior das dadivas de Deus, o Livre arbítrio. pela 5° vez depois do fim da ditadura (se eu não me engano) que podemos escolher o futuro do nosso país. ter orgulho de poder votar, poder escolher.. sim, isso é patriotismo.

Porém, esse livre arbítrio também implica o direito de escolher anular o voto.
tudo bem, você amigo que estiver lendo, pode pensar que só tenha políticos de merda, que isso tudo é uma putaria, uma sacanagem, uma roubalheira, whatever.
não discordo de você, não senhor. tem muita gente sacana envolvida em política, por isso a aversão que a sociedade cria. politicagem é realmente algo muito frio, calculado, 'maquiavélico' (quem ler "o príncipe", de maquiavel, fecha o livro com uma indignação.. dá raiva, mas o pior é que é a pura realidade), mas nem é só deles que é feito um partido. tem gente MUITO boa tanto no partido mais esquerdista quanto o da extrema direita (detesto ter que admitir, mas é verdade) - e se vocês se baseassem em outra coisa sem ser jornal nacional, talvez saberiam disso - e existem propostas MUITO boas em ambas as partes. LÓGICO, não posso deixar de dizer que também, em todos os partidos, tem cada figura... chega a ser hilariante!

mas isso são coisas da sociedade.. no seu grupo, na sua igreja, na sua escola, na sua faculdade, no seu trabalho vão ter pessoas e pessoas, ora! Aquele nerd maravilhoso e aquele mauricinho escroto. aquela quietinha puta, e aquela dadinha santa. a vida é assim, não só a política.
mas a gente reconhece de longe os LÍDERES (tenho certeza que tem alguem no seu círculo de convivencia que tem essa caracteristica). na política é exatamente igual. mas é tudo questão de pesquisa.assistir aos debates, às propagandas políticas, ler as cartilhas que entregam nas ruas, procurar saber o passado histórico do candidato, TER UM IDEAL, e acreditar num futuro melhor para que você possa depositar um voto de CONFIANÇA em um cara que vai te representar nos próximos 4 anos.

como você vai saber isso? FISCALIZANDO! questionando o que tem feito. como fazer isso? sites, comícios, prestação de contas.. isso é a coisa mais fácil do mundo, só que ninguém tem o habito.mas anular o voto, é anular a si mesmo.

Não exercer o seu direito, deixar de participar, deixar de ser patriota, fingir não ser brasileiro.o que é isso? vergonha?ACORDA CARA!

por exemplo, esse esquema de mensalão ai, SEMPRE EXISTIU com nomes diferentes.
caso vocês tenham se esquecido da era que o país foi vendido pras empresas privadas, quem mais lucrou com isso? PESSOAS DO PRÓPRIO GOVERNO FHC (PSDB). quem mais perdeu com isso? todos nós, população de simples mortais. só que naquela época não convinha - no popular - jogar a merda no ventilador.
isso? esquema de mídia.

mídia.. outro assunto que dá pano pra manga.
pra quem, como eu, não acredita mais em papai noel, coelhinho da pascoa e cia, não deveriam também acreditar em TUDO que é mostrado na televisão (isso inclui jornal, rádio, revistas, INTERNET). é só pensar um pouquinho e peneirar informação. a mídia, especialmente a rede globo de comunicação, é o maior aparelho transmitor de ideologia que existe, manipulador, e um dos MAIORES BENEFICIADOS com a vitória ou a derrota de uns ou outros. Rola MUITO dinheiro nisso tudo.
saber separar o joio do trigo. informação pura, pra informação ideológica. infelizmente nem todo mundo tem esse discernimento.

e gente corrupta, caros amigos, tem em lugares mais perto de você do que a camara dos deputados, talvez até dentro de casa. não que devessemos nos acostumas com isso, mas saber lhe dar. aposto que até você já foi corrompido alguma vez na sua vida, aquele dia que pegou dinheiro na carteira do seu pai o do cofrinho do seu irmão, falou que o livro custava 50, e na verdade era menos de 10, o passeio pro sítio X que você pegou o dinheiro e nunca foi. mamãe nunca te ensinou que isso é feio?
não devemos nos acostumar nunca, pelo contrário, devemos é lutar contra isso: PUNIÇÃO! JUSTIÇA! e sim, gente, isso existe porra!
(isso não vem ao caso agora, porque eu já dei voltas e voltas e nada de uma boa conclusão.)

a questão é que há muito mais entre nós, brava gente brasileira e o palácio do planalto, do que julga nossa vã filosofia. (filosofia não, do que julga nossa FALTA de filosofia. falácia)
tem muita merda rolando por ai? tem sim.
e amanhã é o dia que NÓS PODEMOS virar o jogo.
ser rebeldezinho deixando de votar é infantil, e pior que isso, não resolve nada.
há muitos outros meios que estão ao alcançe dos nossos dedos que não se resume a um dia só e a um barulhinho insuportavel.
a gente pode, e pode muito, graças a democracia.
o que falta é ATITUDE, coinsciencia dessa sociedade em que vivemos e um pouquinho de esperança.
torço pra que alguns de vocês façam a coisa certa amanhã, e queiram tanto quanto eu um país melhor.
porque, isso sim, é patriotismo.




"patria AMADA Brasil".

mercredi, septembre 27, 2006

e eu volto a ter disturbios de sono..

2:56, tudo que eu mais quero é dormir, mas não saio do computador.


alow, amiguinha, ACORDA.. não vai acontecer NADA de maravilhoso nas proximas horas.
desliga isso, fecha os olhos, e sonha.. é o melhor que você faz.

Ok, então vou dormir. beijos, boa noite.

lundi, septembre 25, 2006

eu queria tanto, mas taaanto

saber escrever bem. bem, muito bem!
aí juntar todas as minhas histórias, das comédias às tragédias gregas mais dramáticas
e escrever um livro. bem bonito, simples, de capa dura, barato, que todo mundo de qualquer idade e posição social pudesse comprar, ler, entender, aplicar, e sonhar - o principal, né.

nem ia ficar rica as custas dele não, porque ele seria bem baratinho.
ai depois escreveria outro. depois um só de poesia. nunca soube fazer poesia, mas se soubesse a escreveria nos muros, nos carros, nas árvores, nas portas das casas. O mundo está precisando tanto - além de outras zilhões de coisas - de poesia.. nos tornamos mais frenéticos e menos contemplativos. Tem poesia em tudo, mas poucos são aqueles que conseguem enxergar. Dos que conseguem, poucos tem o dom de transcreve-la pro papel. Desses que a enxergam, poucos são os que lêem. Aí, o mundo fica sem poesia. Não deixem o que é belo morrer. Se você pode ver poesia, veja. Se você pode fazer poesia, faça. Se você nao pode ver, nem fazer, ao menos leia.

mardi, septembre 19, 2006

"viva as tentativas inúteis!"

"Para curar uma dor de amor, digam o que quiserem, só conheço um remédio: um amor novinho em folha.
Enquanto nosso coração não encontrar outro pretendente, ficaremos cultivando o velho amor, alimentando-o diariamente, sofrendo por ele e, no fundo, bem no fundinho, felizes por ter para quem dedicar nossos ais e nossa insônia. A gente só enterra mesmo o defunto quando outra pessoa surge para ocupar o posto.
Se isso lhe parece uma teoria simplista, toque aqui. É simplista sim. Isso de enterrar o defunto do dia pra noite só funciona quando o defunto era apenas uma paixonite, um entusiasmo, fogo de palha.
Porém, se era algo realmente profundo, um sentimento maduro, aí o efeito do novo amor pode revelar-se um belo tiro pela culatra. Ele acabará servindo apenas para dar a você a total certeza de que aquele amor anterior era realmente um bem durável. E a dor voltará redobrada.Um beijo que deveria inaugurar uma nova fase em sua vida pode trazer à tona lembranças fortes do passado, e nem é preciso comparar os beijos, apenas as sensações provocadas.
Quem já vivenciou isso sabe o constrangimento que é beijar alguém e morrer de saudades do antecessor.Um novo amor pode transformar o que era opaco em transparência: você não sabia exatamente o que sentia pelo ex, se era amor ou não, então surge outra pessoa e você descobre que sim, era amor, caso contrário não sentiria esse abandono, essa perturbação, essa forte impressão de que está fazendo uma tentativa inútil, de que não conseguirá ir adiante.
Mas o que fazer? Encarar uma vida monástica, celibatária? Nada disso. Viva as tentativas inúteis!
Uma, duas, três, até que alguma delas consiga superar de vez a inquietação do passado, que venha realmente inaugurar uma nova fase em sua agenda amorosa, que deixe você tranqüilo em relação ao que viveu e ao que deve viver daqui pra frente.
No entanto, quanto mais escrevo, mais me dou conta de que não há fórmula que dê garantia para nossas atitudes, de que não há pessoa neste mundo que não possa nos surpreender, de que tudo o que vivemos são tentativas, e que inútil, inútil mesmo, nenhuma é."


é da martha, lógico.
nem nos meus surtos momentâneos mais sinistros eu escreveria algo tão certo.

jeudi, septembre 14, 2006

siempre supe que es mejor cuando hay que hablar de dos, empiezar por uno mismo.


el cielo está cansado ya de ver la lluvia caer.
y cada dia que pasa es uno más parecido a ayer.

mercredi, septembre 13, 2006

sempre ela.. obrigada aline. ;~

" Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe o médico se preocupar com eles. Para isso ele é pago.

Freqüente, de preferência, seus amigos alegres. Os de "baixo astral" puxam você para baixo.

Continue aprendendo... Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado. Uma mente sem uso é a oficina do diabo. E o nome do diabo é Alzheimer.

Curta coisas simples. Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego. Lágrimas acontecem. Agüente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é você mesmo. Esteja vivo, enquanto você viver! Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: família, animais, lembranças,música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio.
Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a. Se está abaixo desse nível, peça ajuda.

Não faça viagens de remorso. Viaje para o Shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, mas não faça viagens ao passado.

"A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego:
de tanto rir...
de surpresa...
de êxtase...
de felicidade..."

lundi, septembre 11, 2006

"procura-se um amigo", Vinicius de Moraes


"Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver,
não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo
para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de
memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos
chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive
."

vendredi, septembre 08, 2006

a parte mais afiada do corpo

do ser humano é a lingua.

instrumento maravilhoso que Deus criou (quase) com toda a perfeição: músculo que serve para ajudar na mastigação dos alimentos, para sentir o sabor, para distribuir a saliva por toda a região da boca inclusive para lubrificar os lábios, para a comunicação, para relacionamentos, para beijar.. (e por ai vai de acordo com a imaginação de cada um quantas mil coisas a mais é possivel fazer com a língua).

mas tem gente que a usa como arma (que não machuca o corpo, mas que fere a alma). respostas rápidas e palavras ásperas, grosseiras. Além disso, as piores funções que a lingua pode ter, na minha opinião, são a demagogia, a falácia, e a hipocrisia (ui, dá até arrepios). Lógico, a pobrezinha não tem culpa, é apenas instrumento, e não é perfeita. Se fosse, ao detectar as palavras que o cerebro está processando, se estiver em alguma dessas tres situações, a lingua endureceria e incharia, evitando que pessoas se machuquem (quem dera se ela fosse assim, né). Mas, perfeita, nem ela é.

tem gente que fala, fala, fala, e não sabe o que diz.
tem gente que fala, fala, fala, e age completamente o contrário do que disse acreditar.
tem gente que fala, fala, fala, e fala por trás. mas age como mudo na frente de todos.
tem gente que fala, fala, fala da vida alheia.

tudo isso dói. corrói por dentro como um veneno (tanto na vitima quanto no agressor). por isso, cuidado ao falar: a sua lingua (nem ninguém) merece passar por isso.

samedi, septembre 02, 2006

eu ia escrever um

monte de coisas, mas recebi uma notícia agora que me deixou de boca aberta e queixo caido (mas muito feliz):
um casal de amigos meus muito querido está esperando neném!!!

acho que esse é o momento MAIS importante na vida de alguem, que traz muitas alegrias mas muitas preocupações, muita responsabilidade. ter um filho nos dias de hoje não é só parir. tem que ter muita coragem com esse mundo doido do jeito que tá. nossos pais já tiveram que ter bastante.. a gente então, terá de ter mais ainda.


não sei se vou gostar de ver meus filhos com 3 anos cantando proibidão, ou assistindo uns desenhos animados sem-noção, tomando coca-cola na mamadeira e cerveja aos 10, trocando uma tarde de sol num parque andando de bicicleta por um jogo violento no estilo cs no computador.

será que ainda existe aquela boa e velha infância?
onde a gente pulava corda, elástico, brincava de pique, corria, quebrava um osso diferente todo ano, ficava cheio de cicatrizes e ematomas, voltava da escola pra casa sempre com o uniforme imundo, comia massinha e tomava esporro da tia, ia dormir ao som de mamãe cantando (mal, mas cantando) aquelas cantigas que todo mundo conhecia, LIAMOS LIVROS da silvya ortoff e ouviamos estorinhas que nos faziam sonhar..
aonde esconderam esse tipo puro de infância?

mas, enfim, eles estão esperando um bebê.
a principio um, mas podem vir dois de uma vez só, tres, quem sabe?
e eles estão felizes.
um filho é um pedaço de você + um pedaço do seu amor.
mesmo que não seja do seu amor, seja de um outro alguem.
o deles é fruto do amor.
particularmente sempre achei essa historia de filho agora uma loucura, o fato de alguem que acabou de largar a infancia ter uma outra criança me assusta, tem adolescentes que não tem nem condições morais e psicológicas (as piores de todas as condições), sou sim a favor do aborto e da PREVENÇÃO (as pessoas ainda sabem o que é isso?), só sou a favor quando ele é fruto de uma vontade, de um amor, e tem um bom ninho para cair.
o deles tem.
aí eu fiquei muito feliz.
porque foi a primeira notícia desse tipo que me deixou feliz.
é, to muito feliz.. e me sentindo uma velha coroca, que vai fica pra titia :\
huiohaiouheuiohauha

parabéns, Lorena e Thiago!
o filhotinho vai ser gordo, se Deus quiser, e se depender da tia aqui pq eu vou da muuuuuito papá pra ele! o/
amo vocês

o que leva alguem

a pisar no coração do outro?

enganar, mentir, fingir, iludir.. juro, gostaria de entender.
enquanto ninguém me explica, quem paga por isso são minhas unhas, que vão desaparecendo dia após dia junto com um monte de outras coisas como: meu amor; minha paciencia; meu humor; minha sanidade; minha alegria; minha compreensão; e minha esperança.

desde pequena, me ensinaram que a gente brinca com brinquedos, brincar com pessoas é muito perigoso. pessoas não são brinquedos. não se usam. não se jogam fora, isso é coisa de gente sem coração, e até aonde me ensinaram, pessoas têm coração, brinquedos não.
ora.. caimos numa contradição então: na minha época, pessoas brincavam com os brinquedos, hoje são os brinquedos que brincam com pessoas. o que faz alguem pensar que vale mais a pena ser de plástico, oco e frio, insensivel como um coração que não bate, do que ser gente de carne, osso, e sentimentos, com um coração que dói, um olho que transborda, uma boca que fale a verdade.

ou eu sou muito antiquada mesmo ou estou vivendo no mundo da bárbie e ninguem me contou ainda.
(antes antiquada do que manipulada e viver de aparencias. tenho pena dessa gente.)

vendredi, septembre 01, 2006

não foi preguiça, nem

falta de criatividade, foi burrice mesmo: tinha esquecido o ID e a senha para login, até que eu lembrasse já se passaram dias!

agora, 01:30, a memória ainda me falha, tinha pensado em muita coisa para falar nesses ultimos dias que agora não lembro nem da metade.
E eu não fumo maconha, juro. São surtos momentâneos, assim como do meu "eu escritor" me vem, o de esquecida vem também.

talvez eu precise usar aquele truque do "P. Sherman 42, wallaby way, sidney".





"P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". "P. Sherman 42, wallaby way, sidney". ...

espero que isso não se repita, ouviu parte do meu cérebro responsavel pela memória?